quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Agropecuária


        Agropecuária   

O que é Agropecuária?

Agropecuária reúne os substantivos agricultura e pecuária. É, portanto a área do setor primário responsável pela produção de bens de consumo, mediante o cultivo de plantas e da criação de animais como gado, suínos, aves, entre outros. A agropecuária é praticada em geral por pequenos produtores que utilizam práticas tradicionais, onde o conhecimento das técnicas é repassado através de gerações.
No Brasil qual a importância da Agropecuária?

Dês da colonização aos dias de hoje o Brasil é um pais que possui como setor mais forte o primário, isso faz com que o ele mesmo desenvolva boa parte da tecnologia utilizada em campo. O Brasil tem hoje uma das maiores equipes de agrônomos, biólogos e bioquímicos trabalhando juntos para o desenvolvimento de espécies novas de plantas a animais com a maior produtividade o nome desta tão grandiosa equipe é Embrapa. O desenvolvimento de biotecnologia no Brasil é tão intenso que o Brasil no exato momento está exportando tecnologia vegetal para países desenvolvidos.  



De onde veio a vontade de selecionar artificialmente  plantas?
O homem primitivo logo quando se tornou sedentário percebeu que algumas plantas eram mais “fracas” do que as outras ou davam menos frutos... Ao perceber isso o homem que já era sedentário viu-se na necessidade de unir e melhorar plantas para o consumo. Nasce assim o processo de seleção artificial.


Como são feitos esses processos nos dias de hoje?
Hoje com a prática laboratorial o ser humano desenvolveu inúmeros processos de seleção artificial mais sofisticado que os primitivos. No entanto algum processos primitivos como  a Enxertagem e a Observação a estímulos vegetais ainda são muito utilizados em campo de pesquisa .





















terça-feira, 4 de setembro de 2012

Setores da Economia


Como são divididos os setores da economia?

Os setores da economia atualmente são divididos em cinco setores de acordo com o produto produzido por cada um, modo de produção e recursos utilizados. Esses setores acabam por mostrar a quantidade de desenvolvimento sócio-econômico de países, regiões e até mesmo cidades.

Setor Primário
É o Setor que possui uma grande ligação com recursos da natureza. Este é o setor que é responsável pelo extrativismo vegetal, animal e mineral. Por ser tão dependente da economia desse setor da economia é muito vulnerável, pois ele depende muito dos fenômenos naturais como o clima.
O setor primário não é muito rentável, pelo baixo preço de matéria prima pra exportação por não ter valores adicionais de produção.

Setor Secundário
Depende do setor primário, pois a atividade realizada por esse setor é a transformação de matéria prima em matéria industrializada. Por esse setor modificar produtos ele cobra pelo produto e pela sua manufatura seus produtos são mais rentáveis financeiramente.
É o setor responsável pela base da economia dos países desenvolvidos.

Setor Terciário
É um setor que possui um grande contato com a população. Este é o setor dos serviços prestados ao povo que são dês dos básicos como educação e saúde aos de iniciativa particular como o comercio.

Outros Setores

Estes dois outros setores são mais voltados pras novas tecnologias, principalmente computadores e informação...



quarta-feira, 30 de maio de 2012

Amazônia

  Amazônia   
O pulmão do mundo... Tem vida nele ?
A Amazônia é conhecida como o pulmão do mundo, pelo grande numero de seres fotossintetizantes que lá habitam. Lá também existem inúmeras espécies de seres não fotossintetizante, o que constitui um dos maiores biomas mundiais.
Alem de muitas espécies amazônicas estarem em extinção a Amazônia ainda é vista como patrimônio mundial de conservação ambiental. Alguns exemplos de plantas nativas de lá são:
O guaraná é um cipó nativo da Amazônia, que é utilizado como alimento energético.
 Buriti utilizado na confecção de doces, óleos e etc..
A Canela é um tempero muito utilizado na produção de alimentos.

Cupuaçu um dos alentos demais consumidos no norte do pais e com grande valor de exportação.
Graviola é uma fruta originaria da região amazônica que é utilizada na produção de sorvetes e sucos.
Seringueira é a arvore que é utilizada na produção do látex que é a matéria prima para a produção da borracha.
Dentre outras...
 Além de muito rica em recursos naturais toda essa riqueza natural vem sendo ameaçada por inúmeros fatores tais como
Desmatamento com o objetivo de deixar o terreno livre para agropecuária
Construções feitas em lugar destinado a reservas ambientais
Derrubada de árvores para o comércio de madeira, que muitas vezes não é legalizado
Coleta ilegal de espécies da fauna para utilizá-las na produção industrial
E esses fatores vêm fazendo com oque muitas espécies de animais desapareçam. 









sábado, 17 de março de 2012

Tromba de água

 Tromba de água
O que é uma tromba de água ?
 é um fenômeno meteorológico semelhante aos tornados que se forma sobre o mar ou rios de  grande extensão. Consiste na formação de um vórtice intenso, visível sob a forma de uma nuvem colunar, em forma de estreito funil, que gira rapidamente em volta de si mesma, ligando a superfície da água à base de uma nuvem cumuliforme. A tromba de água eleva na sua base grande quantidade de borrifos de água, que projeta em todas as direções. O fenômeno é mais frequente nas regiões tropicais, mas pode, também, ser encontrado nas regiões de latitude média.



quinta-feira, 15 de março de 2012

Furacões & Tornados

Furacão

O que é um furacão?
O furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos extremamente rápidos. Na realidade, o furacão é um ciclone (uma depressão) de forte intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo.Esses ciclones de grande intensidade são denominados de hurricane na América do Norte e na região do Caribe, de tufões no sudeste asiático e de willi-willi no      Oceano Índico e na Austrália
Como os furacões são formados?
1. Os furacões surgem numa zona de baixa pressão atmosférica, onde o ar mais leve tende a subir.
2. Quando esse movimento ascendente acontece sobre um oceano tropical, a evaporação da água marinha faz com que as camadas mais baixas de atmosfera sejam ricas em vapor de água. A enorme quantidade de vapor d’água assim formada é transportada às mais elevadas e frias camadas da atmosfera.
3. Ao alcançar as camadas superiores, o vapor se condensa dando origem à água. Durante um processo,
 uma parte do calor existente no vapor é liberada na atmosfera, re-aquecendo o ar em sua volta, que retorna à parte superior. À medida que a diferença de temperatura entre as camadas superficiais e superiores da atmosfera aumenta, maior será a possibilidade do ciclone se transformar num furacão.
4. Uma vez formado o furacão, ocorrem ventos horizontais na superfície, cada vez mais rápidos, provocados pelas massas de ar que se deslocam para ocupar o espaço deixado pelas massas de ar quente que sobem para as camadas superiores da atmosfera.


Tornado 
O que é um tornado? 
O tornado é o fenômeno mais destrutivo de todas as perturbações atmosféricas, apesar de a área ser mais limitada que a dos furacões, com diâmetro geralmente menor que dois quilômetros.
Como os tornados são formados? 
1 - A massa de ar frio forma uma “tampa” sobre a massa de ar quente próxima ao solo, impedindo a formação de nuvens. Com a entrada de uma frente fria ou pelo aquecimento excessivo da faixa de ar próxima ao solo, o ar quente rompe a tampa e invade a massa de ar frio. 

2 - O ar quente sobe e se expande, com velocidade que pode chegar a 250 KM/h. A instabilidade na atmosfera pode fazer com que o movimento de expansão ocorra em forma espiral. 

3 - Umidade condensada cai em forma de chuva. Com a evaporação, o tornado se forma abaixo da “tampa”, em área onde não há chuva. Ao contrário dos furacões, os tornados são compactos e de curta duração.
 Como distinguir um furacão de tornado?

Com freqüência confunde-se tornado com furacão. Pode-se distingui-los pelo fato de o tornado constituir um fenômeno local, enquanto o furacão pode estender-se até 1.000 km de diâmetro. Além do mais, o tornado é acompanhado de ventos ainda mais violentos do que o ciclone, mas ele só dura algumas horas, enquanto um furacão pode durar semanas e percorrer milhares de quilômetros.